segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pra que serve o Facebook mesmo?


Ontem eu li, na revista exame, um dado que me deixou pasmo: as pessoas gastam cerca de seis vezes mais tempo no Facebook que no Google. Bem, eu uso o google quase como o "HAL", de 2001 - uma odisséia no espaço", de Stanley Kubric. O Google sabe onde está a informação, ou aponta a desinformação. Eu pesquiso tudo, obtenho diversas respostas e escolho a que me parece ser a mais correta - dai porque Google não é HAL, quem decide é o homem, não a máquina. Pesquiso palavras, ortografia, sinônimos, busco imagens de tudo, busco vídeos, me divirto, choro. O Google é vida. No Facebook, eu encontro amigos. Ok, isso é ótimo sempre, mas eu já fazia isso no Orkut, e poderia ter feito isso em qualquer outra rede social. Ocorre que todos preferiram o Facebook. Por que? Minha desconfiança é a seguinte: além da interface muito amigável, principalmente para a faixa etária acima de 35 anos, o que prende essa galera ao Facebook é.. a Fazendinha... falando sério, nada mais explica o tempo gasto em uma rede social ser tão grande senão os joguinhos integrados ao Facebook, games simples e cujo apelo é a interatividade e não gráficos pesados e rápidos demais para a média da minha geração. Nasci em 1970, caro leitor. Portanto, assisti ao engatinhar da internet. Não me pergunte o que fazíamos antes, pois ou não me lembro ou não quero contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário