sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lado A Disco 2

Havia um programa na MTV da década de 90 chamado "Lado B", comandado pelo conhecedor Fábio Massari, cujo assunto eram músicas menos conhecidas dos álbuns lançados. Falo dos álbuns de vinil, os Long Plays ou Bolachas que, diferentemente dos cds, tinham dois lados. Via de regra, as músicas mais comerciais estavam do "Lado A" dos LPs. Massari garimpava faixas menos óbvias, e sempre apresentava coisas muito boas, muitas vezes de bandas aparentemente óbvias.
Bem, como isto aqui é um blog de consumo, e como sou um consumidor de certa idade, digo que sinto saudades de virar o disco. Não me entendam mal, adoro meus mp3, acho que o futuro é digital, mas se a analogia de "virar o disco" foi morta pelo cd, o mp3 jogou a ideia de "obra" com começo, meio e fim de uma "coleção" de músicas e fragmentou. E eu gostava muito de curtir um álbum inteiro, ou suas metades. Por exemplo, The Wall, do Pink Floyd. Amo a obra, tanto sonora quanto o filme, quanto o encarte, quanto as letras desesperadamente escritas e os desenhos lisérgicos. Mas, o que me toca no álbum, originalmente duplo, é o Lado A do Disco 2... Iphones e mp3 players podem ter tornado todas as obras musicais da humanidade abertas a qualquer um que queira criar sua própria sequência. Mas poderiam vir com um botão "author´s preferred sequence" ou coisa que o valesse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário