terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Um ambiente de desconfiança

Recentemente iniciei uma nova empreitada em minha vida. Trabalho há cerca de 6 meses como corretor de imóveis. Isso foi o desenrolar de um processo que vem de uma decisão tomada depois de uma experiência corporativa que gerou muitos traumas, algumas felicidades sim, mas muito mais dissabores, pesando ambos na balança. A decisão foi trabalhar por conta própria. Há 6 meses adicionei uma frase à tal decisão, trabalhar por conta própria, não importa em que ramo. O ramo que se ofereceu para mim foi o imobiliário, e até o momento a brincadeira está parecendo bem interessante.
O assunto já gerou discussões entre amigos corporativos, que eu chamo provocativamente de "institucionalizados" (do filme "Um sonho de liberdade" - Andy (Tim Robbins) e Red (Morgan Freeman) estão no pátio da prisão conversando sobre a vida do lado de fora daqueles muros. Andy havia sido jogado ali vinte anos atrás por um crime que não cometera enquanto Red se aproximava do trigésimo aniversário de seu encarceramento. Ao ouvir o amigo admitir que estava “institucionalizado” e que temia não mais saber viver como um homem livre, Andy lhe diz: “A vida se resume em uma única escolha: ocupar-se de morrer, ou ocupar-se de viver”).
Sinceramente, não é fácil viver fora de uma estrutura que dê a você um budget, uma tarefa e um salário no fim do mês. Você vira chefe de você mesmo, e vira seu próprio financeiro, marketing, vendas, contas a pagar (urgh)... Além disso, prestadores de serviços muitas vezes acabam sendo vistos e usados pelos contratadores como uma espécie de funcionário de quem podem exigir muito e dar o mínimo. Por mais que suas lindas políticas digam o contrário.
O mundo das Imobiliárias e Corretores é um ambiente hostil em diversos aspectos. Convive-se com todo o tipo de gente, com histórias de vida variadas, ex-empresários, viúvas, falidos, vendedores profissionais, formados, não formados, jovens, velhos, ricos, pobres. Todos vão ensinar a você uma receita de como se vender um imóvel. Nesses poucos meses, apesar da inexperiência, eu já vendi algumas coisas, mas não posso dizer que sei 100% do que me fez atingir esses resultados. Algo de sorte, o cliente certo no momento em que você tem o imóvel certo... É claro que "ter o imóvel" requer trabalho, muita pesquisa, muitos telefonemas, visitas, fotos... enfim, dedicação. Dedicação é a chave de qualquer coisa que você realmente queira fazer.
O que é admirável, espantoso de fato, é o ambiente de desconfiança. Amigos são raros, muitos passam a perna em você sem pensar, o dinheiro é sempre a desculpa que, aparentemente, tenta justificar a falta de ética. Na verdade, nada diferente das grandes corporações e suas famosas puxadas de tapete, talvez um pouco mais explícito.
Eu já fui comprador e vendedor de imóveis próprios, e sei como é estar na posição de cliente. Espero nunca me esquecer. Quando iniciei na consultoria imobiliária percebi as dificuldades da brincadeira. Não basta ter a informação de que tal imóvel está à venda. É necessário verificar, ligar para o proprietário, perguntar se os dados que você tem estão corretos, se ele abaixa o preço, se aceita financiamento... é necessário ir ao imóvel, ver como está, tirar fotos, lidar com zeladores e porteiros que querem ser agraciados pelo favor de terem estado lá durante a venda. É necessário atender os clientes, cada um com uma necessidade diferente,,, Além disso, há a informática, os anúncios de web, o sistema, etc. acabou gerando problemas que não existiam. Por exemplo, atualizar anúncios. Hoje o cliente que quer comprar um apartamento e consulta o zap, pode encontrar o mesmo imóvel em 4 imobiliárias diferentes com preços diferentes, e o que é pior, correndo grande risco desse produto já ter sido vendido. Anúncios em web são uma grande ferramenta, mas necessitam de revisão constante. Tenho colegas que não sabem o que é uma pasta no windows, ou não percebem quando estão em um micro com ambiente windows ou linux. Além disso, o celular é considerado apenas um fone móvel, mas seu potencial como computador pessoal ainda é ignorado.
O que quero dizer é que o mercado imobiliário brasileiro tem muito a crescer ainda, porém precisará investir em um item básico, que é a fidelização de corretores e clientes, pessoas que vistam a camisa de sua agência, e clientes que percebam de fato que há diferença entre esta e aquela imobiliária. Dai sim, cresceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário