Hoje somos fascinados por pequenas lojas virtuais, os smartphones. O custo de produção desses aparelhos gira em torno de US$ 100 ou menos. No Brasil, pagamos dez ou mais vezes o custo de produção de um smartphone, enquanto que nos EUA se paga cerca de 4 vezes. Além do preço do Smartphone, pagamos o plano de minutos + pacote de internet. E ainda pagamos para fazer download de aplicativos nas lojas específicas de nosso Smartphone... onde está a consciência desse consumo?
Esse assunto poderia se estender ainda mais. Por exemplo, os cartões de débito e crédito da atualidade transformaram os bancos em sócios de todas as operações financeiras que ocorrem no mundo... além de pagar uma TAXA para poder usar a máquina de crédito e débito, o comerciante ainda paga um PERCENTUAL de sua venda ao banco... e, é claro, repassa esse custo para o cliente... imagine hoje você recebendo de volta 2 ou 3 % de todas as operações que você efetuou com cartões de débito e crédito desde que esse sistema existe. É muito? Ok, imagine-se recebendo de volta "apenas" 1% .
Ainda deveria falar do governo e seus impostos de mais de 50% sobre tantas coisas... mas me calo e deixo o caso dos tomates argentinos como o exemplo a ser seguido: Em 2007 os tomates em Buenos Aires estavam pela hora da morte. A população se mobilizou e boicotou o tomate por um curto período, até que... o preço caiu... Imaginam um paulistano orgulhoso boicotando qualquer coisa? Eu não. E anteontem estive em um Pão de Açucar, e o quilo do tomate tinha saltado de 3,50 para mais de 6 reais... Fiquem com o link de um blog que conta a Guerra dos Tomates: http://blog.pucp.edu.pe/item/15338/el-poder-de-los-consumidores-la-guerra-del-tomate-en-argentina
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