sábado, 4 de dezembro de 2010

Customer Experience Management


O Boteco do seu Jeremias vai entrar em reforma. O seu filho Tobias, estudado e com atuação em diversas empresas de produtos de consumo, aconselhou o pai a promover mudanças. Segundo Tobias, não bastava mais os clientes irem ao bar do seu Jeremias, beber cerveja e comer torresmo. O consumidor tinha que viver uma experiência única, prime, personalité. Costumer Experience era tudo o que o bar precisava fazer para atrair os novos moradores endinheirados da vila piriuna, ex-favela e ex-pântano que agora estava repleto de arranha-céus, ou "torres", como se dizia agora, com apartamentos que eram um misto de clube e moradia. Apartamentos que propiciavam customer experience.

Para o bar do seu Jeremias se adequar, Tobias tinha contratado um arquiteto, que planejara modificações totais no ambiente: No lugar do balcão de inox, um belo balcão de madeira, como os pubs londrinos. A Cafeteira de filtro de pano daria lugar ao modelo Newspresso franchising, ideal para bares da moda, com suas cápsulas de titnânio recicláveis pela própria Newspresso; O bar substituiria os velhos azulejos brancos amarelados por azulejos brancos vintage, que davam a clara impressão ao cliente de ter sido levado a um boteco do início do século XX. Seu Jeremias protestou um pouco com relação a essas alterações, pois alegava que seus velhos azulejos estavam em bom estado e eram de fato do início do século XX. Seu Jeremias também não se conformou com a perda da cafeteira de filtro, pois o custo do café da Newspresso era absurdamente superior. Tobias o tranquilizou, dizendo que sabia o que estava fazendo.

No dia da inauguração, pessoas do bairro todo vieram, o bar ficou lotado, meninas de minissaia com a camiseta de uma cervejaria famosa circulavam oferecendo degustação de sua nova cerveja antirressaca, que na fórmula já vinha com engov, eno e losna. Todos estavam felizes, menos seu Jeremias. Ele descobriu que não poderia manter os velhos funcionários do Bar, pois seu filho havia contratado uma equipe com chefs, subchefs, maitres, connoisseurs, concierges e garçonetes de pouca roupa. Também não poderia mais entrar na cozinha para fazer um dos pratos do dia que ele mais sabia fazer, a Rabada com Agrião de toda 3a feira. Por último, o que mais doeu ao velho dono de bar foi ter que dizer ao pessoal da roda de samba que não haveria mais lugar pra eles, que o bar agora era chique. Seu Jeremias, porém, prometeu que conseguiria dar um jeito de eles se reunirem em seu bar de novo, o que eles aceitaram sem acreditar muito.

O Bar Reformado do seu Jeremias durou um ano e fechou. Não por falta de competência do pessoal contratado, nem pelo equipamento renovado, nem nada. Apenas porque, na rua de trás do bar do seu Jeremias abriram um boteco tradicional, com comida de boteco tradicional, onde a velha roda de samba aparecia aos finais de semana para encher de alegria a vizinhança - inclusive muitos dos endinheirados novos moradores da Vila Piriuna, que desciam de suas torres para degustar a maravilhosa Rabada com Agrião que lá era servida todos os dias, além de outras iguarias. Era o novo bar velho do Seu Jeremias. Ele havia comprado o bar do seu Antônio, que se aposentara e não tinha filhos, e deixara o bar antigo para o Tobias brincar de patrão. Tobias errou não em querer criar uma Consumer Experience, mas sim em não aproveitar a experiência de seu pai em um negócio que ele dominava, e em não descobrir (pelo contrário, supor que sabia!), qual Experience seus Customers queriam viver.

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