domingo, 10 de abril de 2011

Nível do mar não sobe com o derretimento de geleiras


Bem, quem afirmou isso foi um bando de físicos amigos meus... Vamos ver se sei replicar os principais argumentos deles aqui.
Pense o seguinte: as geleiras, icebergs e afins, boiando no mar, continuam no mar, derretidos ou não, e o nível da água não vai se alterar só porque parte dela degelou-se, talvez haja uma imperceptível variação na densidade da água salgada, pelo acréscimo de água doce, mas nada significativo. É o mesmo que um copo com gelo, se o gelo derrete ou não, o nível de bebida se mantém.
Já as geleiras continentais, essas poderiam até elevar um pouco, mas seria mínimo... imagine um cubo de gelo amarrado em uma bola de futebol. O volume do cubo seria o equivalente a vários everests, feitos somente de gelo. Supondo que, ao tornar-se líquido, esse gelo não pingasse, mas aderisse à superfície da bola. A água resultante desse degelo seria distribuída ao redor da bola, por igual, aumentando muito pouco, quase nada, a área da superfície. O mesmo ocorre com a Terra e o degelo. Não há elevação do mar significativa, a água que se origina de degelo escorre para o mar, talvez um aquecimento possa evaporar uma parte, e a gravidade mantém essa massa presa à Terra.

É claro que isso não significa que o clima não mude. A variação do clima sempre ocorreu, faz parte da manutenção do equilíbrio no nosso planeta, que vem alternando períodos de glaciação e degelo ao longo de seus milhares de anos. E isso também não significa que o homem não tenha responsabilidades perante a forma como explora os recursos do planeta. Mas separar o joio do trigo é sempre uma atitude necessária para que nosso comportamento fuja do da manada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário